Alguns dias atrás estava lendo um artigo de Philip Yansei intitulado Milagre da rua LaSalle. O texto lido trata sobre uma igreja que conseguiu, num tempo muito difícil, fazer diferença num bairro decadente da cidade de Chicago. Quando digo que fez diferença estou querendo dizer que a igreja da rua LaSalle motivada, inspirada, impulsionada, tangida pela graça conseguiu tocar a vida de muitas pessoas, conseguiu produzir sentidos nos corações dos moradores daquele bairro, conseguiu pela graça, suscitar esperança num tempo e lugar que tal palavra só existia como sonho, talvez nem isso. Até aqui pela graça foi a frase comemorativa dos cinqüenta anos daquela igreja.
Destaco com toda a minha força e em letras garrafais a expresão “até aqui pela graça”. Essa pequena expressão sugere muitas coisas pra nós. Por exemplo: sugere que apesar de estarmos vivendo no aqui e agora da vida, e provavelmente estejamos de olhos para o futuro, cheio de sonhos e expectativas, existe algo que nos trouxe até aqui e digo com convicção que esse algo se chama graça. A grandiosa graça de Deus nos deu condições de chegar até aqui, mas o sentido de “até aqui pela graça” não se esgota nisso.
Proponho-me a demonstrar que a graça, a maravilhosa graça de Deus, atinge-nos por completo, em tudo o que somos, o que construímos, o que pensamos e sonhamos e em como vivemos: a Bíblia diz que Deus derrama chuva sobre bons e maus, isso é graça, a Bíblia ainda diz que “Deus amou o mundo de tal maneira”, creio que nem preciso continuar pois cada crente conhece bem esse versículo, então, o fato de Deus ter amado o mundo, apesar de saber que o mundo se tornaria isso que é, é mais um sinal da maravilhosa graça divina. Digo mais: quando um ser humano é consolado de sua dor por palavras amigas, isso também é graça, quando alguém pula de alegria porque seu filho nasceu, é a graça de novo, e quando alguém chora por alguém que partiu para sempre, ouso dizer que isso também é graça, pois a graça permite que construamos relacionamentos, mas quando a morte arranca alguém de perto de nós fica aquele vazio, aquele lugar no sofá, ou na mesa de jantar. Por causa do amor de Deus, o vazio só teve condições de existir, porque outrora estava preenchido por alguém, it´s the grace again! Como vimos, a graça nos toca em tudo o que somos, e por isso podemos dizer em alto e bom som: até aqui pela graça.
Concluo falando sobre a igreja da rua LaSalle. Aquela igreja pôde fazer diferença num bairro paupérrimo de Chicago, e quando digo paupérrimo não me refiro só à condição econômica dos moradores de lá. Refiro-me à violência, às drogas, as famílias destruídas e a falta de esperança que assola geralmente os moradores de bairros assim. Todavia, uma igreja, uma pequena igreja pôde tocar na vida das pessoas e mudar para sempre suas histórias. Talvez surja no nosso íntimo a pergunta: como pode ser isso? Essa pergunta, obviamente é retórica, pois todos já sabemos a resposta – é a graça. Se nós, como igreja, fundamentarmos os nossos sonhos, nossas atitudes, nossas metas e propósitos na graça, poderemos fazer maravilhas em nome e para glória de Deus. É incrível pensar que o Abba Pai, por meio de sua graça, pode nos usar como meros instrumentos de suas mãos para mudar para sempre a existência de muitas pessoas, na verdade, já tem usado, entretanto, o poder da graça divina é ilimitado. Não ouse duvidar do poder transformador da graça de Deus. Nunca diga no seu coração: “As coisas são assim mesmo”, “não há nada que possamos fazer”, “isso é impossível”. Não, não diga isso. Diga: até aqui pela graça. Mas a graça não se limita ao passado e ao presente. Olharemos, então, para o futuro com esperança por causa da graça. E um dia vamos chegar ao céu por causa da graça de Deus manifestada em todo seu esplendor na pessoa de Jesus Cristo. Vamos, portanto, trabalhar, vamos edificar, vamos lutar e nos empenhar com toda dedicação por causa da graça. E que assim seja.
Pastor Laurencie
Nenhum comentário:
Postar um comentário