sábado, 2 de janeiro de 2010

Senso do cuidado divino


Você já deve percebido: a toda hora nossa fé é confrontada com a realidade; com a dura, complexa e complicada realidade. Se vamos assistir o jornal, pode ter certeza, setenta por cento das notícias são ruins: roubos, assaltos, sequestros, mortes, corrupção, pedofilia, catástrofes naturais, miséria sem fim, ataques terroristas e por aí vai. Este é o mundo que o ser humano com toda a sua razão e conhecimento tem construído.

A sociedade do século XXI vive em clima de tensão. Parece um barril de pólvoras pronto para estourar. É stress, depressão, ditadura da beleza, neuroses sem fim, patologias da alma, relacionamentos tratados com leviandade, família desvalorizada, educação desvalorizada, ética desvalorizada, enfim, a vida desvalorizada e por consequência: Deus desvalorizado. Diante de tal quadro caótico, muitos perdem suas esperanças e não conseguem mais perceber a atuação de Deus na história e especificamente nas suas próprias histórias. Kyrie Eleison.

Um quadro tão triste de se ver como o apresentado acima só pode ser fruto de uma sociedade decaída em seus pecados e delitos. É consequencia de um mundo construído longe dos princípios divinos de graça, amor e justiça. É um mundo que confronta a nossa fé. Contudo somos instigados pelo Mestre Jesus Cristo a seguirmos por outros caminhos, a estarmos em outros patamares, olharmos para a vida com outros olhos, e compreendermos o mundo e a nós mesmos a partir de outras perspectivas.

Quando estudamos sobre Cristo percebemos que grande parte do seu ministério foi executado na Galiléia que era, na verdade, uma terra de ninguém, terra de miséria, terra de opressão política e religiosa, terra onde as pessoas ficavam em segundo, terceiro, quarto plano. A vida era vista de um ponto de vista moralista e legalista. A liberdade era um conceito escasso. Numa terra assim, num tempo assim, Jesus ensinou: "Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? "Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?' Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.

Imagine você, numa terra caótica  e desesperadora Jesus diz: “Não se preocupem. Deus cuida de vocês”. Parece até ironia, mas esta foi de fato a palavra de Jesus para aquelas pessoas apesar dos tempos difíceis. Jesus sendo um com Deus mostra como Ele é, e como homem deve ser. Portanto, em Cristo entendemos que Deus é Deus que zela pelo bem das pessoas, que está sempre por perto, atento, que é simpático ao sofrimento humano, ou seja, é solidário, importa-se, comove-se, incomoda-se, indigna-se.

Jesus nos ensina que a vida está nas mãos de Deus e consequentemente deve ser vivida para glória de Deus. Por isso o Senhor afirma categoricamente: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus”. Buscar o Reino nada mais é do que correr para o centro da vontade divina. É se encaixar nos padrões de Deus, é existir de acordo com os paradigmas do céu. É permitir que a graça seja o elemento fundante de nossa vida, de nossas atitudes, de nossas decisões e, em especial, nossos relacionamentos. É crer na bondade de Deus, e compreender que suas benevolências nos tocam ao longo da jornada. É afirmar como o salmista: “eu verei a bondade do Senhor na terra dos viventes”. E orar como Habacuque: “a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar”. É entender que apesar do mundo jazer no maligno e estar enterrado no pecado, a palavra final é de Deus “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu e na terra”.

Enxergue a vida com outros olhos: os olhos da fé, os olhos da graça e do amor divinos que nos tocam todos os dias. Acate as palavras de Jesus. Coloque-as em prática hoje mesmo. Apesar desse mundo de trevas; por causa do amor de Deus manifestado em Jesus, podemos trilhar pela vida com o senso do cuidado divino. Mesmo em meio à escuridão, nos vales de sombra e de morte, em tempos de angústia e dor, as Escrituras insistem em me dizer: Deus se importa. Deus está por perto. Deus cuida dos seus. Soli Deo Gloria.

                                                                                                                        Pastor Laurencie

3 comentários:

  1. Shalom!

    Amado Pr, uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti!

    Medite em Colossenses 1.9-11

    Nele, pr Marcelo

    Feliz 2010!

    Visite>> http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o texto:

    Embaixadores da reconciliação

    ResponderExcluir
  2. Oi Law... com alegria imensa o reconheço como Pr. Laurencie! Os 2 últimos blocos "parágrafos" foi meu devocional de hj, ao qual adicionei o meu texto de leit diária (Ezeq.36:26) e me trouxe a reflex do zêlo do SR JESUS e q necessitamos do SENHOR ñ apenas p termos a alma salva do inferno, mas p vivermos uma vida frutífera e santa enquanto estivermos com os pés sobre a terra. DEUS em Sua infinita bondade o guarde, querido! Mantenha estas mensagens p alento e reflexão dos Santos. Abração JÔ (S.Carlos-SP)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Jô por passar por aqui e me dar força.
    Que as palavras que aqui encontrar sejam fonte de graça em sua vida.
    Abraços

    ResponderExcluir