segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Conversa do Irmão Fulano de Tal com sua Bíblia sobre discipulado

                                                                    Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra. (Salmo 119.16)

Bíblia: Até que enfim você se lembrou de mim. Pensei que nunca mais sairia daquela estante.
Irmão Fulano de tal: Pois é. Tenho pensado bastante em minha vida e acredito que está na hora de mudar. Crescer. Amadurecer. Me importar mais. Servir mais e melhor ao Senhor e as pessoas em Seu nome.
Bíblia: Seja transformado pela renovação da sua mente. (Rm 12.2)
Irmão Fulano de tal: Mas esta transformação é processual ou é um ato que ocorre de uma vez por todas quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador de nossa vida?
Bíblia: Meus filhos, por quem sofro dores de parto, até que Cristo seja formado em vós (Gl 4.19).
Irmão Fulano de tal: Entendi! É um processo né?  Com este versículo escrito pelo apóstolo Paulo ficou claro. Ele teve que trabalhar com muito empenho, suor e lágrimas, para que as comunidades da Galácia pudessem andar no caminho de Jesus. Como posso saber se estou vivendo minha vida de acordo com os princípios e valores de Jesus?
Bíblia: Examine, pois, o homem a si mesmo (I Co 11.28). Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno (Sl 139.23 e 24).
Irmão Fulano de tal:  Eita, Bíblia, você entende mesmo das coisas hein. Ainda por cima vai direto ao ponto. Quando você usou a palavra caminho ficou mais evidente pra mim que a vida com Deus é um processo de crescimento que nunca para. É isso que significa discipulado? Me explica melhor isso...
Bíblia: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a cada dia a sua cruz e siga-me (Lc 9.23).
Irmão Fulano de tal: Mas eu pensei que esse negócio de seguir Jesus e tomar a cruz era somente ser evangélico, frequentar a igreja no domingo, dar o dízimo de vez em quando. Não é isso?
Bíblia: Então, como santos e amados eleitos de Deus, revesti-vos de um coração cheio de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando e perdoando uns aos outros; se alguém tiver alguma queixa contra o outro, assim como o Senhor vos perdoou, também perdoai. E, acima de tudo, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição (Cl 3.12 a 14).
Irmão Fulano de tal: Puxa vida! Tô por fora mesmo! Tenho ficado muito tempo na frente da TV e do celular. Quanto tempo jogado fora. Agora compreendo que o discipulado é uma longa peregrinação de transformação para ser como Jesus. Mas se sou crente há bastante tempo, preciso mesmo ser discipulado?
Bíblia: Não que eu já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, procurando alcançar aquilo para que também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado; mas faço o seguinte: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, pelo prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus (Fp 3.12 a 14).
Irmão Fulano de tal: Agora você me convenceu Bíblia. Se Paulo, no fim da carreira, entendia que não estava pronto, que não era perfeito e que precisava avançar mais pra ser como Cristo, quanto mais eu. Mas será que não posso crescer buscando a Deus sozinho na minha casa, te lendo às vezes e orando de vez em quando?
 Bíblia: Ensinai e aconselhai uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão no coração (Cl 3.17). Confessai vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros (Tg 5.16). Levai os fardos uns dos outros e assim estareis cumprindo a lei de Cristo (Gl 6.2).
Irmão Fulano de tal: É isso que meu pastor chama de “estilo de vida uns aos outros” né? Pra crescer na fé, é preciso fazer isso na companhia dos irmãos que se tornam companheiros de jornada. Não dá pra ser cristão e querer crescer só por força de vontade vivendo no individualismo. Tem certeza, Bíblia, que não dá mesmo pra fazer isso sozinho?
Bíblia: Pensemos em como nos estimular uns aos outros ao amor e às boas obras, não abandonemos a prática de nos reunir, como é costume de alguns, mas, pelo contrário, animemo-nos uns aos outros, quanto mais vedes que o Dia se aproxima (Hb 10.24 e 25).
Irmão Fulano de tal: Pronto, me convenceu. Percebo que este negócio de discipulado é coisa séria, não é só mais um programa ou modismo da igreja. Fala pra mim Bíblia, o que vai mudar na minha vida se eu aceitar viver com plena convicção de que devo ser um discípulo e devo amadurecer constantemente na fé?
Bíblia: Eu vos escolhi e vos nomeei a ir e dar fruto, e fruto que permaneça, a fim de que o Pai vos conceda tudo quanto lhe pedirdes em meu nome (Jo 15.16).
Irmão Fulano de tal: Que coisa linda, Bíblia, esse negócio de discipulado. Frutificar a partir de um relacionamento íntimo com o Pai e com meus irmãos. Fiquei encantado! Neste lance de discipulado, pode contar comigo, tô dentro. Quando devo começar?

Bíblia: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais vosso coração (Hb 4.7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário