sábado, 12 de dezembro de 2009

Ano novo, vida velha

Todos sabem que um ano é equivalente a trezentos e sessenta cinco dias mais seis horinhas, isto é, um ano marca o tempo que a Terra demora para dar a volta em torno do sol, o chamado movimento de translação. Mas não é nosso propósito falar de geografia aqui. E sim, dizer que o tempo, contado em anos, na verdade, acaba por dividir a nossa vida em ciclos. É um tipo de renovação da vida. Pelos menos aparentemente. Por isso que milhões de pessoas fazem seus rituais de passagem de ano, esperando que algo mude para melhor em sua existência, mas isso nem sempre acontece, ou melhor, quase nunca.

A cada ano vejo inúmeras pessoas fazendo votos a Deus com o propósito de tornar a vida melhor, mais bela, mais alegre. Alguns querem engordar, outros emagrecer, alguns anseiam ganhar um salário maior, outros trabalhar menos, alguns e algumas estão ansiosos por um casamento, outros e outras querem sair do casamento. Alguns prometem que vão passar mais tempo com a família, outros que não cometerão mais os erros do passado, que serão mais calmos, que gastarão menos, vão ser mais educados, mais pacientes e por aí vai...

Fato é que muitos desses que fazem seus votos no dia 31 de dezembro, voltam para a mesma rotina de vida no dia primeiro de janeiro. O interessante é pensar que tais pessoas se iludem ao ponto de pensar que uma vida vivida do mesmo jeitinho de sempre vai levar a resultados diferentes. Muitos nem se dão ao trabalho de lutar e labutar um pouquinho que seja para cumprir seus votos ou atingir seus objetivos. E daí ficam aguardando uma intervenção divina sobrenatural a qual transformará tudo num maravilhoso mar de rosas. É como diz um pastor amigo meu: “isso é uma grande bobagem”.

Nessa pastoral, não quero convidá-lo a fazer um voto a Deus em relação a 2010, mesmo porque a bíblia ensina – quem faz votos e não os cumpre é tolo. Quero, apenas, que faça uma análise sobre si mesmo: será que existe alguma área de sua vida que possa ser melhorada? Será que existem paradigmas que necessitam ser quebrados pra você reconstruir a sua história? Será que há comportamentos na sua jornada que possam ser alterados para tornar melhor a caminhada da vida, em relação a si mesmo e aos outros? Será que existe um perdão que precisa doado? Uma fala que precise ser reeditada?

Essas questões são bem pessoais e particulares, e elas nos levam a mergulhar em nós mesmos, e a pedir que Deus sonde e averigúe se há em nós caminhos maus, caminhos que no fundo, bem no fundo, são descaminhos. Francisco de Assis faz uma oração muito rica e bela sobre isso: “Deus, dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar, coragem para mudar as coisas que eu possa, e sabedoria para que eu saiba a diferença”. É preciso reconhecer sim que há certas áreas de nossas vidas que vão de vento em polpa e não necessitam de mudanças, contudo há outras que precisam ser fechadas pra balanço, para revisão, reestruturação, remodelagem, reconstrução, renovação. E ainda, há certas coisas que não estão ao nosso alcance por sermos pequenos demais, frágeis demais, humanos, demasiadamente humanos, mas mesmo assim, tem de ser aceitas.

Minha palavra hoje é: seja honesto com Deus e consigo mesmo, peça coragem pra mudar o que precisa ser mudado, e faça isso em nome e para a glória de Jesus. Não faça votos que serão esquecidos dois minutos depois de serem pronunciados ou que serão só mais um peso para se carregar  no ano de 2010. Liberte-se disso. Trilhe por novos caminhos.

Em 2010 se inicia um novo ciclo que pode ser um novo tempo também, ou pode ser a mesmice de sempre. Tem gente que gosta de mesmice, e, particularmente, não tenho nada contra eles. Mas é fato que se nos colocarmos em sinceridade diante de Deus, com certeza absoluta, haverá áreas de nossas vidas que deverão passar por transformações. Portanto, seja forte e corajoso. E não tenha medo da novidade, mude o que precisa e pode ser mudado, e creia que Deus tem o poder de fazer novas todas as coisas (Apocalipse 21:5).

Um novo tempo pede um engajamento novo, um compromisso novo, uma celebração nova, uma esperança nova. Isso é muito bem expressado pelo salmista quando diz que cantará ao Senhor um novo cântico (Salmo 96:1).  Quero convidá-lo a cantar essa nova canção tão falada pelo salmista comigo. Venha, ajoelhemo-nos diante de Deus com o coração puro, sincero e honesto, sem barganhas e exigências a fazer, com alma cheia de gratidão, confiança, aberta e corajosa para as transformações que o Pai, o Abba Pai desejar fazer.

Lembre-se: nada muda, se nada muda. Se quiser uma vida nova em 2010, busque em Deus. Mas busque com toda a sua força e dedicação confiando na graça que vem do alto. Vida nova, segundo a minha perspectiva, pode ser traduzida assim: uma vida alegre, confiante, satisfeita, com conteúdo, com simplicidade, mas com significado, com paz e coragem para ousar trilhar por caminhos da fé, fé em Jesus Cristo. Eu quero essa qualidade de vida, e você? 
                                                                        Pastor Laurencie

2 comentários:

  1. Boa noite meu amigo!
    Estávamos (eu e minha querida mãe) aqui na sala de casa lendo suas verdadeiras e belas mensagens... Algumas palavras doces como mel, outras um "tapa com luvas de pelíca" como dizem por aí.
    Outro dia estava refletindo exatamente sobre as promessas para o ano novo... rs... Pode imaginar que nesses quase 40 anos já fiz várias e como você mesmo citou, acho que não cumpri nenhuma! Que vergonha! Então por que será que prometi? Será que acreditei que prometendo, só prometendo, minha vida mudaria da noite para o dia? Deve ter sido esse o meu raciocínio... Bom, felizmente estamos em sintonia, esse ano resolvi não prometer nada para 2010... Só tomei a liberdade de me dar alguns conselhos: ser mais tolerante, mais amiga, mais pacienciosa, contar até 10.000, pois até 10 não está resolvendo...rs... aprender coisas novas, coisas que possam trazer benefícios para outras pessoas e pra mim (quem sabe aprender tocar violão e passar a tocar em missas? Rs... Que atrevimento!) Isso! Ser mais atrevida...viver mais leve e apostar, ainda mais, na minha FÉ! Que Deus nos abençoe! Um abraço fraterno, Kel

    ResponderExcluir