quinta-feira, 18 de março de 2010

O CHAMADO DO REINO


Falar sobre o Reino de Deus é sempre um grande desafio, uma vez que ele sempre escapa as nossas conceituações, aos nossos paradigmas. Acredito que o Reino é mais para ser vivido, experimentado e sentido do que conceituado ou definido. Mas mesmo assim, serei um pouco teimoso e falarei sobre ele, sem ter a pretensão de defini-lo por completo. O que na verdade, seria uma impossibilidade.

Se você olhar com atenção para os evangelhos sinóticos, ou seja, Mateus, Marcos e Lucas, verá que eles estão repletos da expressão – Reino de Deus. A primeira vez que ela aparece no Novo Testamento é na boca de João Batista e está registrado em Mateus 3.2 – “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”. Deve ficar claro que as expressões Reino dos céus e Reino de Deus são similares. Depois aparece nas palavras de Jesus, em Mateus 4.17, falando exatamente o mesmo que João. Tanto na fala do Batista quanto na de Jesus está associado ao Reino o conceito de arrependimento – metanóia em grego, que segundo o pastor Ed René Kivitz significa: “mudança de mente, expansão da consciência, capacidade de enxergar as coisas de outro prisma ou mesmo enxergar as coisas de uma perspectiva mais completa”. Isto é, metanóia é a experiência que nos possibilita dizer: “Mudei, já não penso mais assim, já não consigo ver as coisas desse jeito, e, conseqüentemente, redefine nossos valores e prioridades”. Metanóia faz-nos mudar de atitude e comportamento. Portanto, Reino de Deus tem a ver com arrependimento, mudança nas atitudes e na disposição da vontade.

Mateus registra da seguinte forma o início do ministério do Senhor: “Jesus foi por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças entre o povo” (Mateus 4.23 a 25). Lucas é um pouco mais específico ao falar sobre o início do ministério de nosso Mestre; inclusive, dá detalhes do texto pregado por Jesus, a saber – o livro do profeta Isaías capítulo 61: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregas boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”. Jesus, na sua preleção no texto do profeta, disse claramente que essas palavras se cumpriam nele. O que as palavras dos evangelistas Mateus e Lucas nos ensinam sobre Reino? Ensinam que o Reino de Deus está intrinsecamente relacionado com os ensinamentos do Senhor Jesus, com as boas notícias de salvação: que se traduzem na transformação do ser humano para uma nova vida. Aliás, as curas mostravam exatamente isso: Quando o Reino chega na vida de alguém, ele transforma por completo, curas as feridas, liberta das prisões e apresenta o tempo da graça de Deus na história daquele ser humano.

Ao se fazer uma análise sobre o conceito de Reino de Deus, ou Reino dos céus, é impossível que não se considere o sermão do monte, em especial as bem-aventuranças que apresentam o significado da felicidade segundo Jesus de Nazaré e seu Reino. A felicidade conforme o Reino está numa dependência profunda de Deus, numa postura de humildade e pequenez, que mostra uma correta compreensão de si mesmo que nada tem a oferecer ao Criador, senão a si próprio. Está com os que choram, porque serão consolados, choram por seus pecados, choram por suas angústias, choram devido as dores da vida, contudo encontram consolo na bondade divina. A felicidade está com os que praticam a misericórdia, com os que são puros de coração, têm fome e sede por justiça,  lutam pela paz e são perseguidos por amarem o Reino e a mensagem que ele traz. Portanto, o Reino de Deus envolve uma correta percepção de Deus, de si mesmo, do mundo. Além disso, envolve um sentimento de inquietação e inconformidade com as injustiças e uma práxis que lute pelo que é bom, correto, honesto, justo, belo e digno.

Na oração do Pai nosso Jesus também fala sobre o Reino, na verdade pede para que ele venha e que a vontade de Deus seja feita na terra como é no céu, segundo Ed René Kivitz  ainda: isso mostra que o Reino de Deus é o ambiente em que a vontade Dele é feita sem restrições e resistências, e a realidade humana está harmonizada com a realidade divina, sendo as duas uma somente. Portanto, o Reino está relacionado com um anseio profundo de que a vontade de Deus seja cumprida na terra. Seja cumprida na vida, na história das pessoas. Quando alguém abre espaço em sua existência para a boa vontade divina, ali está o Reino.


Talvez, ainda, haja em você a dúvida: “Qual é o chamado do Reino?”  Os textos do evangelho falam por si mesmos e nos mostram que o chamado do Reino é para o arrependimento, para a mudança da mente, para a expansão da consciência, para um prostrar-se de corpo e alma diante de Deus, e abraçar de coração os ensinamentos de Jesus, para poder assim construir uma nova vida estruturada segundo os princípios da graça divina. É um chamado para a liberdade, é um chamado para a verdadeira felicidade que acontece ao servir a Deus e as pessoas em nome Dele. É um chamado para batalhar pelo que é verdadeiro, correto, belo e digno. A grande questão é: você vai ouvir o chamado do Reino?

Jesus disse que o Reino é como um negociante que procura pérolas preciosas e quando encontra uma pérola de grande valor vai vende tudo o que tem para adquirir aquela pérola. Eu espero que nossos olhos brilhem pelo Reino de Deus assim como os olhos do negociante brilharam por aquela pérola de grande valor. Eu espero de verdade.
                                                                                                           Pastor Laurencie

Nenhum comentário:

Postar um comentário