sexta-feira, 9 de julho de 2010

Encontrando Deus numa sociedade em pedaços

"Naquela ocasião Jesus disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado. "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar. "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas". (Mateus 11: 25 A 29) 


Introdução
Hoje gostaria de refletir um pouco sobre a nossa sociedade à luz da palavra de Deus. Mas antes disso precisamos definir alguns termos. O que queremos dizer com “sociedade em pedaços?” É claro que quando pensamos a sociedade é possível fazer uma leitura sobre várias perspectivas. Por exemplo: uma leitura sociológica. Tenho aqui alguns dados só para se ter uma ideia. Os 20% mais ricos da população mundial consomem 93% de todos os produtos e serviços, enquanto os 20% mais pobres consomem apenas 1,4%. A diferença entre os 20% mais ricos e os 20% mais pobres do mundo cresceu muito nos últimos anos. Os 225 indivíduos mais ricos do mundo, dos quais 60 são norte-americanos, têm uma riqueza combinada de mais de um trilhão de dólares, igual à renda anual de 47% da população mais pobre do mundo. A conseqüência disso é que 850 milhões de pessoas passam sistematicamente fome e sobrevivem na insegurança alimentar, um terços destas não chegam aos 40 anos. Se pensarmos no Brasil, os dados são dramáticos também. Só mais um dado: 55,6 milhões de brasileiros vivem com menos de cem reais por mês. Quais são características bem marcantes da sociedade brasileira? Desemprego, violência, drogas, anarquia, rebeldia, família destruídas, massificação da cultura, uma sociedade, de fato, em pedaços, esmigalhada por suas próprias escolhas. O que acabamos de fazer é uma leitura um tanto quanto superficial através das lentes da sociologia. Fizemos uma rápida leitura da nossa sociedade através da sociologia e vimos que a coisa não é nada boa. Mas o que a teologia diz sobre a sociedade? E é aí que vamos centrar toda a nossa atenção.

Quando João escreveu sobre o mundo lá no final do primeiro século, ele disse assim: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo jaz no maligno” (I Jo 5.19), o evangelista estava dizendo que o mundo está sob a forte influência do maligno, o mundo, com seus sistemas, com suas opções, com sua mensagem jaz no maligno. Paulo ainda diz “que o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo” (II Co 4.4). A bíblia diz o mundo está morto no maligno e está cego, está incapaz de ver o evangelho de Cristo. Está impossibilitado de sair do seu estado de corrupção e tristeza. Está impossibilitado de sair do seu estado de morte. Quais as características dessas pessoas que fazem parte desse mundo? Pense nas características de nosso tempo: depressão, tristeza, amargura, desilusão, busca acelerada na satisfação imediata (teologia da prosperidade), suicídio em alto número, alcoólatras em alto número, viciados em drogas como cocaína (alto número). Mercantilização de tudo. A marginalidade de milhões, miséria humilhante, ganância insaciável. A vida que se torna um peso quase que insuportável. Esta é a sociedade da qual fazemos parte. A característica do mundo na época que Jesus esteve por aqui, não era muito diferente do nosso tempo. Pois o homem pouco evoluiu eticamente. É possível encontrar Deus numa sociedade em pedaços? Ou será que vamos nos tornar Deístas? Se é possível, onde encontrá-lo e como?

Num primeiro momento Deus surge como ausência
Por mais paradoxal que isso seja, num primeiro momento Deus se cala, Deus se esconde. Jesus diz: “Eu te louvo o Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios”. (Mt 11.25). Do que Jesus está falando? Lucas 10.21 e 22 nos esclarece. Nesse contexto os discípulos estão maravilhados porque o reino está sendo pregado, e ele está se manifestando com poder a ponto dos demônios se submeter aos discípulos. Os apóstolos chegam estupefatos diante de Jesus porque o reino de Deus está superando as deficiências de uma terra de ninguém, onde as pessoas eram consideradas ninguém e diante da força do reino até as potestades se curvam. E Jesus se alegra em Deus porque ele escondeu essas coisas dos grandes, dos poderosos, dos sábios. No contexto de Mateus, cidades rejeitam a Jesus de Nazaré, cidades se mostram incrédulas, hostis, ao Senhor, mas alguns, chamados de pequeninos, de crianças, se abrem para Cristo. Jesus está dizendo que é impossível encontrar Deus na sabedoria humana, através do seu poder, pois Deus não é um objeto do mundo. Deus, é como diz o teólogo da Karl Barth, o “Totalmente outro”, o que é absolutamente transcendente, o que Paulo diz a Timóteo “Aquele que habita em luz inacessível”. Deus permite ao ser humano ser livre e fazer suas opções na história, o mundo é fruto dessas escolhas. Deus se mostra ausente.


Deus se revela
O texto não acaba no verso 25. Jesus afirma com convicção. Deus se escondeu. Mas se revelou aos pequeninos, as criancinhas, aos que não tinham entendimento, aos que eram desprezados, aos esquecidos, aos símplices. O texto está dizendo que cidades inteiras rejeitaram a mensagem do evangelho e rejeitaram a Jesus, mas Deus agiu poderosamente sobre os pequeninos. Aqueles que perceberam Jesus, aqueles que olharam para ele e compreenderam que a vida não podia acontecer longe dele, os pequeninos, os que não entendem de nada. Os que estão fora do páreo, os que são carta fora do baralho, os que ninguém dá valor. Deus se mostrou a estes.

Ilustração
Uma criança quando pronuncia Pai ou Mãe, ela não sabe o que isso significa, ela não consegue definir o sentido da palavra pai ou palavra mãe, ela só sabe para onde tem que correr, ela sabe para os braços de quem tem que ir. É disso que Jesus está falando, só vê Deus no mundo, aqueles que sabem para os braços de quem tem que correr, elas não sabem definir Deus, elas se recusam a isso, elas não querem compreendê-lo, só querem vivenciá-lo, experimentá-lo, senti-lo, descobri-lo mesmo numa sociedade em pedaços. Esses são os pequeninos.


Deus surge como uma nova possibilidade, como um contra-mundun, como esperança
As sociedades na antiguidade, na modernidade, na pós-modernidade têm propiciado a criação de um tipo de vida, de um tipo de história, de um tipo de escolha, um tipo de caminhada, um tipo de opção que não é a opção de Deus. Este mundo assim, não é da vontade de Deus, não está em sintonia e harmonia com os princípios do reino de Deus. Por isso que Jesus ensina, independente das circunstâncias, do momento, entre no quarto, feche a porta e clame ao Pai, para que o reino venha. Este mundo produz gente machucada, perdida, em pedaços, aos cacos, sobrecarregadas, cansadas. E daí Jesus surge como uma nova possibilidade, como uma nova esperança. O mundo contribuiu para que você vivesse no caos, eu, entretanto, convido-os, venham até a mim. Assim como vocês estão. Sobrecarregados, oprimidos, sem possibilidades, pois eu os aliviarei. A vida não precisa ser um fardo insuportável pois o meu fardo é leve, eu me atrelo à sua vida (jugo) para que você possa caminhar. Portanto, aprenda de mim. Você encontrará descanso para a sua alma. Jesus numa terra de ninguém surge como esperança, mesmo numa sociedade em pedaços é possível ter a certeza de que Deus se importa comigo e que intervém na história, mesmo que isso não esteja nos noticiários, nos artigos científicos. Enfim, Deus está trabalhando, e portanto, não é o relojoeiro esquecido do Deísmo. Ele intervém no mundo.


Conclusão
Deus se revelou, meu caros, Deus decidiu se mostrar, e Ele faz isso de forma abundante e suprema em Jesus. Jesus sempre surge como uma possibilidade de saída, de escolha, a palavra do mundo não é a palavra final. A sociedade enaltece o orgulho, mas Jesus ensina-nos a buscar a sua humildade, a sociedade fala de poder, Jesus nos ensina a buscar a sua mansidão. Os sábios do mundo negam a existência de Deus, e a palavra de Deus ensina que ele se mostra aos pequeninos. Busque a Jesus com toda intensidade do seu ser, ele é a revelação máxima de Deus, Ele é o sim de Deus ao humano, ao mundo, Ele é a reconciliação de Deus com o mundo, Ele é a possibilidade, Ele é a esperança. Você terá que caminhar na contra-mão do mundo, na contra-mão do sistema. T.S. Eliot disse: "num mundo de fugitivos, a pessoa que vai na direção oposta sempre dará a impressão de estar fugindo". Portanto, mesmo que pareça loucura, enquanto a sociedade escorrega, vou orar e trabalhar para que o reino de Deus avance. O mundo contemporâneo nunca representará uma ameaça á ação de Deus. Deus está sempre presente, em todos os momentos, em todas as situações e contextos, sempre (Salmo 139 prova isso). Deus nos ajude a enxergá-lo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário