segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Aos aflitos palavras de consolação

O dicionário diz que o significado da palavra aflito é: ‘aquele que sofre aflição’ e aflição se traduz assim: ‘Agonia; sofrimento intenso, tristeza pungente, preocupação, desassossego, inquietação. Quem nunca se viu numa situação assim? Quem nunca foi tomado pelos braços da angústia e da decepção? Da perda? Da dor? Do medo? Do não saber o que fazer? Nem saber para onde ir? Como diz Newmann Hall: “este mundo é um vale de lágrimas”. Mas apesar de tudo isso, Deus insiste em dizer: “Não temais” (Lucas 12.32). Que você abra seu coração para as doces Palavras Divinas.
Diante dos sofrimentos da vida, talvez sejamos levados a dizer como o salmista: “Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite. Quando me lembro destas coisas choro angustiado” (Salmo 42.3 e 4a). Mas do próprio salmista brota as palavras de consolação: “Ponha sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; Ele é o meu Salvador e meu Deus” (Salmo 42.11). Era da cultura do povo hebreu cantar cânticos ao Senhor (salmos) mesmo num tempo de dor exacerbada: “quanto a mim, sou pobre e necessitado; apressa-te, ó Deus. Tu és o meu socorro e meu libertador; Senhor, não te demores!” (Salmo 70.5). “Andando eu no meio da angústia, tu me revificarás” (Salmo 138.7). “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei” (Salmo 27.1). “A minha carne e o meu coração desfalecem, mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre” (Salmo 73.26). “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de coração” (Salmo 34.18).  Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em Ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem a calamidade” (Salmo 57.1). “Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te susterá” (Salmo 55.22). “Ouve, Senhor, e tem piedade de mim. Senhor, sê o meu auxílio” (Salmo 30.10). Aos aflitos, a Palavra de Deus derrama consolação.
Diante de tais palavras nosso coração pode se encher de gozo e esperança porque Deus é Deus que se solidariza com nossa dor e angústia. É Deus que escuta o clamor do angustiado e do oprimido. Deus que se faz presente no caminho. Deus que derrama refrigério e dá paz. Deus que abraça e dá livramento. Deus que enxuga as lágrimas e promete que haverá um tempo em que elas não serão mais necessárias. Creia nisso!
Jesus de Nazaré é a maior prova de que Deus é assim. Deve ser evidente para você que Cristo, mostra quem Deus é, e como o homem deve ser. Afinal, como diz Paulo, “Ele é a imagem do Deus invisível” (Colossenses 1.15). Jesus mostrou com seu ministério e suas palavras que é possível viver na esperança, num mundo e tempo marcados pela opressão, miséria  e dor, suas palavras trazem acalento. Foi Ele quem disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados, oprimidos e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). Disse também: “Eu vim para que vocês tenham vida, e vida em abundância” (João 10.10). Disse ainda: “Neste mundo vocês terão aflições, contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16.28). Foi Ele que nos ensinou a chamar a Deus de Abba: “Vós orareis assim: Pai” (Mateus 6.9). E isso significa que Deus não está distante lá no céu, indiferente a nós. Não, definitivamente não! Deus está próximo. Pertinho. Está inclinado às nossas orações (Salmo 40.1). Jesus nos mostra que: Deus é amor, graça, bondade, perdão, misericórdia, compaixão, salvação, esperança. Deus é a razão da alegria e da paz. Ele que pode fazer a alma sossegar e a mente desatribular-se. Ele que levanta quem está caído. Aos aflitos, Deus é sinônimo de consolação.
Como o próprio Senhor disse, “Ele veio para os que estão doentes” (Mateus 9.12). Talvez sua alma esteja doente. Talvez aflita, ou desesperada. Talvez perplexa e duvidosa. Então, tome uma decisão de fé: descanse em Deus. Ouse descansar nos seus braços, nas suas promessas, na sua bondade, na sua Palavra.
Já citamos Newmann Hall no início dessa pastoral e vamos encerrar com ele: “Este mundo é um vale de lágrimas. Mas o Varão de dores o visitou para trazer-nos paz e alegria; e enquanto em nós e ao nosso redor tudo parece feito para nos inquietar, a Palavra de Deus incessantemente repete: ‘Não temais’ ”. Que Deus nos ajude!
                                                                                                Pastor Laurencie

2 comentários:

  1. Laurencie, essa mensagem veio dar mais ânimo... Você bem sabe das coisas que tenho passado, ou melhor, que nós temos passado. As vezes parece que não vai ter fim...ai vem você com essas palavras, vem a Sônia e também diz: "quando parece que está tudo perdido é o momento que Deus está trabalhando, ainda que o homem não reconhece, ainda que os pais o abandonem, mas Deus está te segurando em Seu colo, acredite, tenha fé e espere Nele, Ele jamais vai te abandonar." Obriagada pela linda e reconfortante mensagem. Um abraço fraterno, Kel

    ResponderExcluir
  2. Nao há nada melhor do que saber que Deus está conosco. Não só nos momentos difíceis, mas principalmente nesses momentos ruins. Obrigada Pastor por me fazer lembrar disso. Deus abençoe! Pryscilla

    ResponderExcluir